21 de setembro - Dia da Árvore

21 de Setembro de 2022

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. É um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos.

Falando sobre arborização urbana, ela exerce papel de vital importância para qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções são inúmeros os benefícios relacionados à estabilidade climática, melhoria da qualidade do ar, o nível de ruídos, a paisagem, além de constituir refúgio indispensável à fauna, bem como na saúde física e mental da população.

Devido a sua grande importância, deve ser bem planejada de forma a propiciar benefícios diretos e indiretos a população, evitando assim, problemas e prejuízos envolvendo a rede elétrica, rede de água, passeios e obstáculos de circulação. A arborização deve satisfazer, além dos requisitos estéticos,também os ambientais, sociais e econômicos.

Para obter um bom planejamento e manutenção é necessário conhecer o patrimônio arbóreo da cidade. Em janeiro de 2018 foi elaborado o Plano de Arborização Urbana de Mauá da Serra, o objetivo deste trabalho foi realizar o diagnóstico da arborização urbana do município, identificando a realidade das espécies arbóreas, assim propondo medidas necessárias para melhoria da arborização urbana. Desde então a Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente iniciou as ações referentes à gestão, implantação, plantio, manutenção e monitoramento das árvores. Em março de 2018 foi aprovado a Lei Municipal 637/2018 que dispõe sobre o Plano de Arborização Urbana do município de Mauá da Serra, lei que fortaleceu o Plano.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Claudio Neto, disse que em 2018 através de inventário quantitativo realizado por amostragem completa, estimou o total 2550 árvores distribuídas nas vias urbanas de toda cidade. “Apenas no ano de 2022 em parceria com o Instituto Monte Sinai foi plantado durante o mês de julho, agosto e setembro em média 2000 mil árvores na área urbana, o trabalho segue, e a meta é 4000 mil árvores até o fim do ano, superando a quantidade estimada de toda cidade em 2018.”

Que todos possamos perceber a importância das árvores nas nossas vidas e zelar por elas. Feliz dia da árvore!