Aguarde, carregando...

Política de privacidade

ATENÇÃO: APÓS FALTA D' ÁGUA EM MAUÁ DA SERRA SANEPAR ESTÁ DISPONIBILIZANDO CAMINHÕES PIPA ATÉ QUE TUDO VOLTE AO NORMAL

04 de Agosto de 2022

Após colapso em poço artesiano de Mauá da Serra, oito caminhões-pipa trabalham dia e noite desde o domingo (31) para abastecer a população. A Sanepar informou que precisou antecipar a interligação de um novo poço para esta quinta-feira (4) por conta do problema que ocorreu na cidade. Esse colapso de acordo com a assessoria da Sanepar, ocorreu durante um conserto realizado no local, quando os filtros se romperam e o poço começou a arrastar muita areia.

Segundo o prefeito de Mauá da Serra, Hemes Wicthoff, na última semana foram realizadas três reuniões com a Sanepar, pois estava tudo pronto para que o novo sistema de distribuição de água seja implantado. "Foram investidos mais de R$ 6 milhões neste novo sistema de tratamento. Antes o sistema distribuía 350 mil litros de água. Com o novo sistema, a cidade seria abastecida com 1 milhão e 50 mil litros de água", explica.

No entanto, conforme o prefeito, o combinado era de perfurar por baixo da rodovia para fazer a passagem de um lado para o outro da cidade. "Para isso, precisamos da autorização do DER, que ainda não foi feita, e nesse meio tempo ocorreu esse colapso neste poço, atrasando a finalização da obra. Porém, acredito que até semana que vem esteja tudo resolvido e com o novo sistema instalado", acrescenta.

O prefeito reforça que Mauá conta com quatro poços artesianos. "Um deles, que é esse novo, mantém sozinho a cidade. Dos outros três, dois também estavam em operação, sendo que um estava com 30% de água sendo distribuída e o outro estava com o problema na água, que não dava para beber", complementa.

Abastecimento

De acordo com a assessoria da Sanepar, o poço que estava atendendo Mauá da Serra está localizado no Arenito Botucatu, Aquífero Garani. O rompimento dos filtros e tubulações, ocorrido nas últimas horas, inviabiliza a operação e exige uma manutenção ainda mais complexa para a sua recuperação. Isto será viabilizado nos próximos meses, por meio de processo licitatório.

A assessoria da Sanepar explica que o novo poço já estava em fase final para ser interligado no sistema. Para amenizar a situação do desabastecimento em Mauá da Serra, a Sanepar está realizando, entre hoje e amanhã, a instalação de estruturas provisórias. Tratam-se de unidades tratamento e de distribuição que serão, em seguida, readequadas conforme operacionalização do sistema como um todo.

Ainda